Avançar para o conteúdo principal

Sessões de Sensibilização sobre Violência Doméstica



Educação para a Saúde

Sessões de Sensibilização sobre Violência Doméstica
com Drª. Susana e Drª. Dina do Projeto SOS Ajuda Comunitária

8 de Novembro de 2012

Esta actividade constou de uma campanha de sensibilização na forma de um "stand"  com o objectivo de sensibilizar os jovens alunos para a problemática da Violência , sendo que esta é uma realidade à qual ninguém pode ficar indiferente, existindo ainda na Comunidade algumas ideias que necessitam de ser desmistificadas.

Num pequeno stand, colocado no Polivalente, estiveram afixados cartazes e disponíveis alguns panfletos informativos relacionados com o tema. 







Paralelamente a isto os alunos tiveram a  possibilidade de, entre outras,  realizar uma actividade que consta no preenchimento de um "Cartão de Cidadão" com as características que,  na sua perspectiva, identificam o perfil habitual tanto do agressor, como da vítima.

O material recolhido desta dinâmica será exposto no Seminário que assinalará o dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres no dia 23 de novembro, na possibilidade de se compreenderem alguns mitos associados à problemática, ainda existentes na nossa Sociedade.
Foi muito  importantes os professores sensibilizarem e incentivarem os seu alunos a participarem na actividade e  disponibilizarem cerca de 10 minutos do tempo de aula para se deslocarem ao local da sessão de sensibilização,  juntamente com os seus alunos. 




Participaram "formalmente" 9 grupos/turma com os respectivos docentes e muitos outros alunos que participaram individualmente,  aproveitando o horário livre dos intervalos das aulas.



Queremos que os nossos alunos sejam transmissores de uma mensagem de tolerância e de não - violência e este foi mais um pequeno passo nessa direcção...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género