Avançar para o conteúdo principal

‘Conversas Sobre o Senso comum: Os Ciganos’.




O Salão Nobre da Biblioteca Municipal de Vila Verde acolheu no dia 31 de outubro , ao final da tarde, a tertúlia ‘Conversas Sobre o Senso comum: Os Ciganos’. 

A sessão contou com a presença do psicólogo João Freire e de  Maria José Casa-Nova, docente da Universidade do Minho e com cerca de 50 pessoas que quiseram juntar-se ao evento.
Esta iniciativa pretendeu, através de uma conversa informal, promover a reflexão e troca de ideias sobre temas que se enquadram no âmbito da intervenção do CPCJ, do Programa Escolhas em geral e, em particular do Projecto +Giro E5G.
Jornal o VilaVerdense


O Agrupamento de Escolas de Prado esteve muito bem representado neste evento, através de um elevado número de  educadoras,   professores/as  e Direção,  procurando todos aprender um pouco mais e perspectivando algumas pistas para soluções futurasque permitam uma cada vez maior e melhor resposta educativa para os alunos ciganos no nosso agrupamento.
A Drª Maria José Casa-Nova esclareceu alguns conceitos, diferenciando muito bem  integração de  assimilação cultural e  defendendo  também que só poderemos falar em igualdade quando a mesma se traduzir  em igualdade de acesso, processos, resultados e oportunidades e nós sabemos bem que a realidade ainda está muito longe disso...
Sabemos e sentimos que há ainda muito caminho a fazer, mas estamos dispostos a continuar e aperfeiçoar o que já se tem vindo a fazer neste Agrupamento.
O Dr. João Freire, psicólogo numa escola TEIP de Famalicão , onde existe uma significativa  comunidade cigana referiu que o importante é não desanimar mesmo quando achamos que se esgotaram as estratégias e a capacidade de resposta dos profissionais e que todas as soluções imaginadas e concretizadas devem ser encaradas como transitórias, eficazes num determinado momento e contexto, mas que não poderemos "cristalizar" em práticas que não proporcionem uma resposta educativa justa para todos e culturalmente valorizada pela sociedade.


Isabel Macedo

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género