Avançar para o conteúdo principal

SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE


SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone - 23 de novembro




Esta atividade está integrada no projeto da educação para a Saúde deste Agrupamento e tem como principal objetivo promover um melhor conhecimento sobre a floresta autóctone e sensibilizar para a sua preservação;

 

Programa para a EB 2/3



Dia 25 de Novembro de 2013 (2ª feira)


Atividade 1 : Exposição alusiva ao tema, no Polivalente, com materiais informativos e trabalhos realizados pelos alunos.

O principal objetivo desta exposição é sensibilizar toda a comunidade escolar para a recolha das rolhas .





Parabéns ao autor do cartaz     Rafael Pereira do 9ºD

Atividade 2: Workshops com a profª Anabela Silva da equipa PES, no Polivalente (duração aproximada = 90 minutos)  

Objetivos:

- Conhecer a floresta autóctone;

- Sensibilizar para a preservação da floresta autóctone;

- Conhecer o ciclo de vida dos carvalhos, sobreiros e castanheiros;

- Sensibilizar para a reciclagem de rolhas de cortiça;

- Saber como se realiza a germinação de uma bolota;

- Plantação de um carvalho no recinto escolar.



Workshops

10.10h


5ºA (EV – Alberto Botelho)
5ºB (Mat – Cândida Santos)
5ºC (Port) – Lurdes Dias
Alunos com NEE
15.15 h

5ºD ( CN) – Manuel Peixoto
5ºE (Hist) – Filomena Martins
















  













Esta atividade contou com a colaboração dos alunos com NEE do Agrupamento que,  no dia 13 de Novembro foram recolher bolotas,  numa atividade de educação ambiental que decorreu no Regimento de Cavalaria em Braga (RC6)  e as disponibilizaram para toda a Comunidade escolar.






Atividade 3 : Sessões de cinema 

Na Biblioteca será visionado um vídeo com a duração de 48 minutos e que terá como destinatários os alunos do 7ºe 8º anos. "Forest in a Bottle" é um espetacular documentário da BBC sobre a vida selvagem dos montados de sobreiros em Portugal e que apela á nossa colaboração na defesa um dos ecossistemas mais ricos da Europa, preferindo rolhas de cortiça.

Pedimos aos professores que acompanhem os alunos à Biblioteca de acordo com o seguinte horário:

Hora
Turma
Disciplina / Professor (a)
9.00 h
7ºA
EV – Alberto Botelho
9.00 h
7ºB
CN - Rosa Fernandes
13.35 h
8ºC
CN - Rosa Fernandes
13.35 h
7ºD
CN -  Anabela Silva
15.15 h
7ºC
GEOG - Elisabete Mendes
17.00 h
8ºA
TIC/ET - Alexandrina Dias e Lúcia Pinheiro
17.00 h
8ºB
TIC/ET - Alexandrina Dias e Lúcia Pinheiro
17.00 h
8ºD
CN -  Anabela Silva


Durante esta semana , a profª Anabela Silva (Equipa PES)  percorrerá todas as escolas do Agrupamento, dinamizando workshops com  a duração aproximada de 90 minutos e tendo como destinatários os alunos dos JI e  do 4ºano / 1ºCEB



CENTRO ESCOLAR PRADO

26 de Novembro  ( 3ªfeira)



9.30h ( JI)
11.00 h (4ºano)

EB1 CERVÃES
JI CERVÃES

27 de Novembro  ( 4ªfeira)
9.30h ( JI)
 11.00 h (4ºano)



JI OLEIROS

 

28 de Novembro (5ªfeira)

9.30h ( JI)




EB1 OLEIROS


28 de Novembro (5ªfeira)

11.00 h (4ºano)






 
CENTRO ESCOLAR DE
CABANELAS


29 de Novembro  ( 6ªfeira)

9.30h ( JI)
11.00 h (4ºano)
 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género