Avançar para o conteúdo principal

Um movimento que inspira as pessoas a TRANSFORMAREM O MUNDO.




“QUEM SE IMPORTA”
         



 É MAIS DO QUE UM FILME.
                

                                                                               É UM MOVIMENTO.

 Um movimento que inspira as pessoas a TRANSFORMAREM O MUNDO

Um filme que nos ensina QUE TUDO É POSSÍVEL.

O documentário “Quem se Importa” é realizado por Mara Mourão, narrado por Rodrigo Santoro e mostra o trabalho de 18 empreendedores sociais cujas ideias visionárias já transformaram milhões de vidas.

São pessoas reais – algumas delas são grandes nomes internacionais como Muhammed Yunus (Nobel da Paz 2006) ou Bill Drayton da Ashoka – capazes não só de mudar a sociedade em redor, mas também de causar o impacto social para que essas ideias possam transformar-se em políticas públicas pelo mundo fora.

Esta longa-metragem foi filmada em 7 países diferentes – Brasil, Peru, EUA, Canadá, Tanzânia, Suiça e Alemanha – e conta com várias animações, além das cenas gravadas em Português, Inglês e Espanhol. Mais do que um filme, Quem se Importa está-se a transformar num verdadeiro movimento social.

Ambicionamos partilhar com toda a Comunidade, em especial os jovens, a mensagem de que “qualquer pessoa pode mudar o mundo” e lançar sementes para futuras iniciativas de Cidadania e Empreendedorismo Social que pretendam dar resposta aos desafios sociais de hoje, nas respetivas comunidades em que as pessoas estão inseridas.

Recomendado pela UNESCO, o filme ganhou recentemente o prémio de melhor documentário no DocMiami International Film Festival.



Este filme foi apresentado na nossa Escola com o apoio da Liga Portuguesa contra o Cancro, numa iniciativa inserida no projeto JPS (Jovens Promotores de Saúde).

Na manhã de hoje, dia 26 de Novembro (3ªfeira) na Biblioteca da escola,  foi projetado o filme tendo como espetadoras as alunas JPS e os alunos do 9ºE,  seguindo-se um debate sobre o filme,  dinamizado pela Drª. Cristiana Fonseca, Coordenadora do Departamento de Educação para a Saúde da LPCC e que faz o acompanhamento regular das nossas jovens Promotoras de Saúde.
Num diálogo enriquecedor e participado,  falou-se de projetos, de ideias inovadoras, da necessidade de conhecer o passado para perceber o presente, da necessidade de adaptar os projetos a necessidades vivenciadas pela Comunidade, da importância da motivação e dos pequenos gestos que podem tornar melhor a nossa vida e a dos outros e fundamentalmente , da vontade e empenho que cada um coloca no que faz e que pode determinar se temos ou não sucesso na nossa vida.
Salientou-se também a importância  do acreditar "com vontade" num Mundo melhor para toda a Humanidade e da imprescindível coerência que deve existir entre o que pensamos, o que dizemos, o que sentimos e o que fazemos...  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género