Avançar para o conteúdo principal

Tutorias inter-pares, mais uma estratégia na procura de melhores resultados escolares...

 
As tutorias inter-pares são mais uma estratégia implementada em várias turmas no sentido de  alcançarmos melhores resultados escolares. 


  O processo iniciou-se com uma sessão de sensabilização junto dos alunos envolvidos, definindo bem o papel de cada um e munindo-os de ferramentas /estratégias  básicas ao nível das competências de estudo.

Um aluno com melhor rendimento assume a supervisão e ajuda de um grupo de colegas, contribuindo para a melhoria das suas capacidades de observação, análise, pesquisa, memorização e de organização do seu tempo de estudo, rentabilizando melhor esse tempo cá na escola mas também em casa.
Nesta atividade é muito importante não só o perfil do colega tutor mas a vontade dos restantes elementos de realmente aproveitarem esses momentos de partilha de saber para ultrapassarem as dificuldades sentidas, reconhecendo a disponibilidade e entrega do colega que assume a liderança desse grupo.

Nalgumas turmas esta modalidade de apoio já foi implementada no 1º Período, noutras mais recentemente, mas alguns bons resultados já começam a aparecer, contituindo um fator motivacional muito importante para os alunos.

Estas iniciativas partiram não só do GAAF mas também de alguns Diretores de Turma, que assumem também uma "supervisão"   discreta mas indispensável a todo este processo, mas é essencialmente  a Drª Fátima (SPO) que coordena e vai acompanhando estes grupos de alunos, controlando a sua assiduidade e participação e procedendo a algumas alterações na composição destes grupos de trabalho.

Aos alunos tutores temos a agradecer o empenho e  a disponibilidade manifestada  na preparação das sessões, resumos e materiais de apoio e aos outros alunos desejamos que aproveitem mais esta oportunidade e se empenhem realmente, estudem e melhorem o seu  aproveitamento.

A todos, alunos, pais, professores e técnicos pedimos que "vistam a camisola" da escola e que nos ajudem a alcançar os resultados pretendidos. Precisamos todos de unir esforços para ganhar este desafio...

GAAF

Comentários

Unknown disse…
Uma otima iniciativa!! Parabéns a todos os que nela participam :-)

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género